Saiba quem foi Virgílio de Carvalho

Quem foi Virgilio de Carvalho? Saiba quem foi o autor de “Cumprir Agora Portugal” e de outras grandes obras importantes para o pensamento estratégico português.

Certamente Virgílio de Carvalho foi mais que um militar ou pensador. Foi o ‘capitão-de-mar-e-guerra’. Virgílio de Carvalho, é um Português, no sentido pessoano da palavra: Um Homem que dedicou a vida a uma entidade superior a si, um Império Espiritual, por fé, por amor.

A vida de Virgílio de Carvalho

Virgílio de Carvalho nasceu em 1927 e faleceu a 31 de Agosto de 2004, aos 77 anos, em Lisboa.

Depois de cursar a Escola Naval, Virgílio de Carvalho desempenha diversos cargos enquanto militar:

Diretor da Escola de Armas Submarinas;
Diretor do Centro de Instrução de Tática Naval;
Comandante do NRP “S. Gabriel”;
Professor de Tática e de Estratégia no Instituto Superior Naval de Guerra;
Professor de Estratégia Marítima nos Institutos de Altos Estudos do Exército e da Força Aérea;
Chefe da Divisão de Informações do Estado-Maior da Armada;
Assessor do Instituto de Defesa Nacional para a área de Política, Estratégia e Relações Internacionais.

Posteriormente, já na reserva, empenhou-se em levar para a sociedade civil a sua ideia de Portugal no Mundo, desde o meio académico, à comunicação social, sendo convidado na construção de projetos governamentais, como a elaboração das Grandes Opções do Plano I e II nos Governos do professor Cavaco Silva e o Grupo de Reflexão Estratégica do Ministro da Defesa.

A herança cultural de Virgílio de Carvalho

O legado que Virgilio de Carvalho deixou a Portugal é rico e precisa ser valorizado. É, por isso, que o MCP se propôs criar uma editora capaz de resgatar obras como as de Virgílio de Carvalho, por estas serem imprescindíveis para a formação de líderes conscientes da realidade do país e assim estarem à altura da sua governação.

Virgílio de Carvalho, proferiu mais de 700 conferências em diversos círculos e imortalizou pensamento nos seus livros, destacando-se “Cumprir Agora Portugal – Uma Proposta para uma Grande Estratégia Nacional” (1987); “A Nova Era” (1990), “O Mundo em Renovação – O Sucesso da Idade Transoceânica Iniciada por Portugal” (1992); e “A Importância do Mar para Portugal” (1995)”.

É assim, consciente da potencialidade de Portugal e que esta reside na individualidade geográfica e histórica do nosso país, que se bateu pela definição de uma “Grande Estratégia Nacional”, como supracitado, em “Cumprir Agora Portugal”. Consciente do desafio da política global na viragem do século, procura, enraizando no mais genuíno espírito português, encontrar respostas para o significado do país. Este, apenas se cumprirá abraçando a sua maritimidade e rejeitando qualquer processo de continentalização, uma vez que retirando a identidade portuguesa da ação, nada restará senão uma província de Ibéria ou da Europa.

É deste patriotismo de tal ordem, que nos inspiramos para reavivar a memória do Comandante Virgílio de Carvalho: O agraciamento com as medalhas da Ordem Militar de Avis, nos graus de oficial e comendador, com quatro medalhas de Serviços Distintos, com a medalha de Mérito Militar e com a medalha de Comportamento Exemplar nunca foram o sentido de vida do nosso Comandante, mas antes que estas fossem um impulso de um novo rumo, para que se cumpra Portugal.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Últimas

Sem categoria

Conhece o MCP!

O Movimento Cumprir Portugal dá-se a conhecer através do lançamento do documento “Linhas Estratégicas 2021-2025”.

Ler »
Enviar mensagem
1
Fale connosco por WhatsApp!
Portugal não se cumpre sozinho!
Fale connosco, aqui pelo WhatsApp!